segunda-feira, 19 de abril de 2010

A GOSPELÂNDIA EM CORDEL


Por Levi Bronzeado

Com a chegada da INTERNET,

O mundo agora encurtou.
É que um país bem distante,
Da gente se aproximou.
Para provar sua douçura,
É pra lá mesmo que eu vou.


Deixei todos meus pertences,
Para poder lá entrar.
Troquei minhas vestimentas
Por um horroroso “abadá”.
Puseram então no meu rosto,
Uma máscara de tafetá.


É um país desmiolado,
Que todo dia tem festa.
Para assistir aos seus shows
Se leva um sinal na testa,
Com os dizeres escritos:
Aqui “Deus” se manifesta.


Uma barulheira infernal
Me deixou atordoado.
De frevo, axé e samba,
Eu já estava enjoado.
O brado que mais se ouvia
Era: “está tudo amarrado”.


No meio da Gospelândia,
Um grande palco existia,
Onde os fariseus de Deus,
Seu “espírito” recebia.
Eu achei muito esquisito,
Pois macumba parecia.


Senti falta da Palavra,
E ao pregador perguntei:
Onde aqui se lê a Bíblia?
Respondeu-me: eu nada sei,
E ainda disse por cima:
Dela eu nunca precisei.


Você não estuda a Bíblia?
Perguntei interessado.
Ele respondeu na bucha:
Ela me deixa estressado,
É melhor viver aqui,
Onde o mal tá dominado.


Disse ainda para mim:
Aqui eu tenho sossego,
Não preciso de Jesus,
Para viver o meu chamego.
E pra tirar todo aperreio
Tem sessão de descarrego.


Eu fiquei estarrecido

Quando sério me falou:
Tenho tudo e nada falta,
Temos coisa de valor,
Abriu então uma caixa,
De amuletos. Que horror!


No país da Gospelândia
Pobreza é maldição,
As doenças são demônios,
Pecado é ter aflição.
Prosperidade é dinheiro,
O estudo abominação.


Um profeta gospel falou:
Se vivemos em realeza,
Com ouro, prata e saúde,
Tendo tudo com moleza,
Burrice é pregar o céu, ......
Sendo dono de riquezas.


Retirei a minha máscara,
Despi-me da fantasia,
Voltei para minha terra,
Do mal de todos os dias.
Desisti da Gospelândia,
Pra ter Cristo como guia.


***
Fonte: Ensaio por Levi B. Santos Guarabira, 01 de maio de 2009. Em Ensaios & Prosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

muito obrigado por comentar, deixe tambem sugestões de assuntos, ou duvidas para criarmos novos posts em resposta.