quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Por que levamos a bíblia à igreja?

Sempre vemos falar sobre trazer a bíblia ao culto, dizem que aquele que não anda com a bíblia é um cristão relapso, sem compromisso. Uma das principais frases usadas para justificar esta prerrogativa é que a bíblia é a espada do cristão e que sem ela estamos desarmados, podemos dizer que isto vem da interpretação do texto de Éfesios 6:17 falando da armadura do crente onde a palavra é a única arma ofensiva que compõe a armadura, ou no texto de Hebreus 4:12onde fala do poder da palavra de penetrar os recônditos do ser, mas quando os dois textos foram escritos ainda não tínhamos a bíblia impressa que possuímos hoje, as escrituras eram grandes e pesados rolos que ficavam ou em bibliotecas ou nas sinagogas, então os textos tratam de usar o conhecimento da palavra e não o livro em si, como podemos ver no exemplo de Cristo no texto de Mateus 4:1-11, assim a palavra é espada quando com a mente aprendemos e no coração guardamos os seus ensinos.
Quando eu era adolescente falavam-me que devíamos andar com a bíblia como forma de demonstrar que não nos envergonhávamos do evangelho, e de andar com a palavra. Junto a isso me lembro do testemunho de um senhor que se convertera já com certa idade, em torno dos 40 anos, que falar que nunca havia carregado peso tão grande quanto o que sentiu pesar a sua bíblia, na primeira vez que passou carregando a bíblia frente aos amigos que noutro tempo o acompanhavam nas mesas dos bares. Será que este argumento é valido para os dias de hoje quando a maioria dos cristãos vai à igreja em seus automóveis, onde fica mais visível um adesivo no vidro do seu carro do que a bíblia que ele carrega.
Mas a razão esquecida de trazermos a bíblia a todos os cultos, tem seu principio nas atitudes dos cristãos de Bereia, que conferiam nas escrituras se o que era pregado era realmente verdadeiro. Tal pensamento foi renovado pelos reformadores no século XVI, onde um dos cinco pontos fundamentais era somente a escritura, só a palavra de Deus é regra de fé e pratica, Lutero teve como uma de suas principais tarefas traduzir a bíblia para a linguagem do povo, uma das lutas dos reformadores era que o povo tivesse acesso à bíblia para julgar o que está sendo pregado, e não aceitar qualquer coisa que esta sendo falado em nome de Deus, a bíblia na mão do crente é a via de comunicação de Deus com ele para ouvir e conferir o que esta sendo pregado, é para isso que andamos com a bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

muito obrigado por comentar, deixe tambem sugestões de assuntos, ou duvidas para criarmos novos posts em resposta.