sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Refletindo Sobre o Dia a Dia



Se em minha vida não ajo como filho de Deus,
fechando meu coração ao amor,
Será inútil dizer: PAI NOSSO.
Se os meus valores são representados pelos bens da terra,
Será inútil dizer: QUE ESTAIS NO CÉU.
Se penso apenas em ser cristão por medo,
superstição e/ou comodismo,
Será inútil dizer: SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
Se acho tão sedutora a vida aqui,
cheia de supérfluos e futilidades,
Será inútil dizer: VENHA A NÓS O SEU REINO.
Se no fundo o que eu quero é
que todos os meus desejos se realizem,
Será inútil dizer: SEJA FEITA A SUA VONTADE.
Se prefiro acumular riquezas,
desprezando meus irmãos que passam fome,
Será inútil dizer: O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE.
Se não importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar
aos que atravessam o meu caminho,
Será inútil dizer: PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS,
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES.
Se escolho sempre o caminho mais fácil,
que nem sempre é o caminho de Cristo,
Será inútil dizer: E NÃO DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO.
Se por minha vontade procuro os prazeres materiais
e tudo o que é proibido me seduz,
Será inútil dizer: LIVRAI-NOS DO MAL ...
Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo
e nada faço para me modificar,
Será inútil dizer: AMÉM.
Que o Senhor Jesus nos inspire para a construção de um mundo melhor ...
(Texto com adaptações de Eliná Belizário.)

Aplicação: Observando o contexto da oração dominical em Mateus 6:5-8 percebemos que a intenção de Jesus, é apresentar um modelo de oração diferente daquela que o gentio vinha praticando. Aquele modelo de oração Jesus chama de hipocrisia “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas...;” (v. 5), e posteriormente ele diz: “...não useis de vãs repetições, como os gentios...;” (v. 7), e ainda: “Não vos assemelheis, pois, a eles...; (v. 8).
A reflexão acima com as adaptações feitas pela irmã Eliná, nos alerta para o fato de observarmos se não estamos fazendo exatamente o contrário do ensino de Jesus; pois a nossa conduta reflete o que está em nosso coração e mente.
Nós estamos no início do ano 2010 e certamente estaremos fazendo a oração que Jesus nos ensinou muitas vezes, então precisamos observar que Jesus estava proferindo o Sermão da Montanha que era composto de vários ensinamentos, e entre os quais estava o novo modelo de oração. A circunstância do Sermão da Montanha era a chegada do novo reino, uma nova ordem religiosa e espiritual estava sendo implantada por Jesus, e naquele ponto do referido sermão Jesus abre um parêntese para falar da oração.
O grande propósito de Jesus é o de nos advertir para que as nossas atitudes não sejam farisaicas, pois os fariseus demonstravam ser uma coisa e vivia outra, julgavam que tudo se resumia nas próprias atitudes.
A Oração Dominical esboça uma vida que reconhece Deus e o adora, reconhece que tudo vem de Deus, daí a petição, e por fim reconhece que é pecador, mas está disposto a pedir perdão na mesma proporção que está pronto a perdoar.
Que a oração Dominical faça parte da nossa vida, mas levando-nos a refletir no nosso dia a dia se de fato estamos sendo coerentes com o que oramos a Deus. Tenham todos uma semana agradável e abençoada. (Rev. Reginaldo Costa Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

muito obrigado por comentar, deixe tambem sugestões de assuntos, ou duvidas para criarmos novos posts em resposta.