quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Super crentes


Com este titulo parece até uma critica a atitudes supervalorizadas, ou determinismos evangélicos, onde cristãos são influenciados e acreditam que podem exigir de Deus tudo o que quiserem. Porem queremos falar de verdadeiros super crentes, ou seja, todos os crentes fieis e verdadeiros, que foram lavados pelo sangue de cristo, e justificados em seu sacrifício.

O apostolo Paulo nos fala “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:37”, e quando ele fala isto fala de todos nós. Você já parou para pensar no que significa “mais que vencedor”, segundo o Rev. Leandro Lima, a palavra aqui pode ser traduzida por “hiper vencedores”, segundo o léxico a palavra é hupernikao que pode ser entendida por: Aquele que alcança vitória inigualável.
Eu na observação que faço do cotidiano vejo ai, a figura de um herói. Não é desta forma que tratamos alguém que alcançou grande vitoria? Como os atletas, e medalhistas olímpicos, ou os jogadores da seleção quando voltam de uma grande vitoria, ou ainda aqueles que lutam contra o relógio em busca de vitórias contra tempo, alcançando recordes que os fazem lembrados na história.
Mas o escrito paulino, não fala de simples recordistas que hoje vivem, e amanhã terão seus recordes quebrados por outros, antes ele fala de uma vitória que não pode ser igualada. Ele não fala de simplesmente vencer, mas de ser inalcançável, fala de alcançar vitoria que não poderá ser igualada. Mais que vencedor, hupernikao , não é ser simplesmente vencedor, mas ser invencível. E nós em Cristo somos invencíveis , nada poderá nos atingir enquanto estivermos em Cristo, e nada poderá nos separar do seu amor .
Mas agora vem o super crente: Isto que falamos não é o que nos define como “heróis” no sentido de alguém ilustre, celebre. O que nos define como heróis, é o que fazemos desta dádiva de Deus, se o fato de Cristo me tornar invencível, me torna arrogante e pretensioso, passo rapidamente de herói para vilão, preciso fazer bom uso dos talentos a mim conferidos. A linha que separa o herói de um vilão é tênue, e quase imperceptível para quem a ultrapassa, porem clara e evidente para quem observa. Um bom exemplo para perceber esta tênue divisão é o filme Hancock , se você não assistiu, assista como exercício de estudo bíblico.
Qual sua atitude diante da bíblia quando ela diz que você é mais que vencedor? É de arrogância, ou de temor? O que você acha que deve fazer com o que recebeu? Se vangloriar da sua salvação? Deixar guardada? Ou compartilhar aquilo que tem recebido para que os outros também sejam abençoados através de você.
Você é um super crente, agora se isto vai servir para a construção ou destruição da igreja de Cristo depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

muito obrigado por comentar, deixe tambem sugestões de assuntos, ou duvidas para criarmos novos posts em resposta.